Inaugurada a sede da APA da Lagoa do Uruaú

1 de abril de 2011 - 09:59

A sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa do Uruaú foi inaugurada nesta quinta-feira, 31, pela Superintendência Estatual do Meio Ambiente (Semace) e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). No local, foram investidos R$ 213.622,22 provenientes de compensação ambiental da Secretaria dos Recursos Hídricos. A estrutura conta com um auditório para 60 pessoas, alojamento e dois escritórios. A unidade de conservação (UC) fica localizada no município de Beberibe, litoral leste do Ceará.

A abertura da solenidade foi feita pela banda municipal Padre Assis Portela, que tocou o Hino Nacional. Em seguida, o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, deu as boas vindas a todos e ressaltou a relevância de uma UC para a preservação do meio ambiente. “Muita gente pensa que uma unidade de conservação não é importante. Eu já trabalhei na Amazônia e pude sobrevoar uma UC que era separada de uma área não protegida apenas por uma estrada. Do lado da unidade era tudo preservado. Já do outro, desmatado. O pessoal respeita só pelo fato de ser uma UC, mesmo que a fiscalização não seja 100%. Estamos de parabéns, pois uma unidade de conservação sem sede fica sem identificação”, disse Araújo.

Já o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, falou sobre as expectativas para a gestão das unidades de conservação na atual administração. “A consolidação das UCs é uma das metas do governador Cid Gomes. Ele quer trazer a população para dentro das unidades, para que ela aprenda a respeitar o meio ambiente e leve isso para sua casa. Mas, para isso, precisamos estruturar esses locais”, informou Lustosa.

Odivá Facó, prefeito de Beberibe, parabenizou a Semace e o Conpam pelo belo trabalho de proteção e educação ambiental desenvolvido na região. Facó agradeceu, ainda, Roberta Creston, gerente da APA da Lagoa do Uruaú, e Ruy Fraga, gerente do Monumento Natural das Falésias de Beberibe, por zelarem pelos recursos naturais do município, já que o turismo é um dos grandes geradores de renda local.

O evento contou também com a presença de moradores e conselheiros da APA. Para o cidadão Luís Lins, que esteve representando o Conselho Gestor da UC, o povo do entorno da lagoa do Uruaú está feliz, agradecido e esperançoso com a inauguração da sede. Lins elogiou também a Semace pela administração atuante que vem realizando, principalmente Roberta Creston e Ivan Botão, gerente do Núcleo de Articulação Gerencial das Unidades de Conservação.

Saiba mais sobre a APA da Lagoa do Uruaú

A Área de Proteção Ambiental da Lagoa do Uruaú é uma unidade de conservação de uso sustentável, que alia a preservação da natureza ao uso de parcela de seus recursos ambientais, desde que seja garantida a continuidade da biodiversidade e dos processos naturais da região. Criada em 26 de janeiro de 1999, pelo Decreto Estadual Nº 25.355, a APA possui 2.672,58 hectares. Sua vegetação local é diversificada, variando desde espécies de gramíneas até componentes arbóreos.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação