CPMA mantém segurança no Parque do Cocó
28 de janeiro de 2011 - 16:46
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informa que o policiamento dentro do Parque do Cocó continua sendo feito normalmente durante o período chuvoso. A Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), que faz a segurança da área, mantém o efetivo distribuído de forma estratégica. Há policiais posicionados nas entradas das trilhas para orientar os visitantes, podendo se deslocar a pé, de bicicleta ou de moto. Não há registro de ocorrências de violência contra pessoas dentro do Parque nos últimos cinco anos, segundo o comandante da CPMA, coronel Roosevelt Alencar.
O nível da água nas trilhas alagadas pela chuva no início desta semana já baixou, mas o solo ainda está encharcado, tornando-se escorregadio. A Trilha do Rio é a mais afetada. Não há proibição de passagem de visitantes, mas a recomendação é que a população evite o local e tenha cuidado para não ter qualquer acidente. A Semace esclarece que a interdição só é feita em casos extremos e até agora não há indicativo de que esta medida deva ser adotada.
Trilhas alagadas
A Semace divulgou no último dia 25 que as trilhas do Parque do Cocó encontravam-se alagadas, devido às chuvas intensas que vêm atingindo Fortaleza. Em alguns trechos, a água havia subido cerca de 50 centímetros, o que torna a passagem arriscada. Não há prejuízo para o patrimônio natural local porque as áreas de mangue são naturalmente preparadas para os alagamentos, devido à influência direta das marés e das cheias dos rios sobre o ecossistema manguezal.
Quando as trilhas estiverem de novo próprias para a caminhada, a Semace comunicará aos visitantes e à imprensa. Os visitantes podem tirar dúvidas com as monitoras, no ponto de apoio da Trilha Principal, ou com os policiais da CPMA.
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554