Comunicado sobre as trilhas do Parque do Cocó
25 de janeiro de 2011 - 16:41
Devido à grande ocorrência de chuvas em Fortaleza nos últimos dias, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informa que as trilhas do Parque do Cocó encontram-se alagadas. A Semace pede à população que evite o local até o nível da água baixar, prevenindo assim, transtornos aos visitantes.
As trilhas alagadas no momento são a Trilha do Rio e a Trilha Principal. A trilha do rio é naturalmente a mais afetada, por estar sob influência direta do rio e da maré. Como as duas trilhas restantes (Trilha da Lagoa e Trilha das Azeitonas) cortam a trilha principal, elas também têm trechos de alagamento. Segundo a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), que faz a vigilância do Parque, há áreas onde a água atingiu 50 centímetros de altura, tornando a caminhada perigosa.
Não há prejuízo ambiental porque as áreas de mangue são naturalmente preparadas para os alagamentos, devido à influência direta das marés e das cheias dos rios sobre o ecossistema manguezal.
Assim que a situação se normalizar, a Semace comunicará aos visitantes e à imprensa. Qualquer dúvida que os visitantes tenham pode ser esclarecida no local com as monitoras, no ponto de apoio da Trilha Principal, ou com os policiais da CPMA.
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554