Semace multa empresa em R$ 30 mil por jogar esgoto no solo

11 de janeiro de 2011 - 15:54

Em atendimento a mais uma denúncia, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), multou em R$ 30 mil a Enesa Engenharia S/A, nesta segunda-feira, 10. O fato é que a empresa estava jogando seus efluentes de esgoto sanitário doméstico provenientes de seu alojamento no solo, o que vinha acarretando a contaminação do meio ambiente, pelo fato do resíduo líquido não estar passando por tratamento adequado, constatado em laudos emitidos por esta autarquia.

O fiscal ambiental da Semace, Thiago Ferreira, informou que a Enesa Engenharia S/A possui autorização ambiental para o alojamento com capacidade para 900 funcionários, no município de São Gonçalo do Amarante. Porém, os efluentes gerados no local deveriam ser retirados através de caminhões limpa-fossa e não despejados na natureza.

Responsáveis pela empresa apresentaram documentação comprovando que uma vez por semana os resíduos líquidos estavam sendo recolhidos. Mas, essa quantidade não atendia a necessidade. A Enesa Engenharia S/A disse à equipe da Semace que tem planos de construir uma estação de tratamento de esgoto no local, sendo informada que, para tal procedimento, é necessária a autorização da superintendência.

A gerente de Fiscalização, Iole Santiago, ressaltou que mesmo as empresas possuindo autorização, é necessário que elas cumpram o que é estabelecido nas condicionantes, pois nesses casos de infrações administrativas, a Semace irá agir para cumprir o que diz a legislação.

Denuncie

A Semace conta com um serviço no qual a população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade ambiental. Trata-se do Disque Natureza (0800-275-2233), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. A denúncia pode ser sigilosa. A autarquia conta, atualmente, com 60 fiscais ambientais para averiguar essas informações e flagrar agressões ambientais em todo o Ceará.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554