Semace participa de planejamento da Agenda 21 em Fortaleza

23 de dezembro de 2010 - 15:49

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da 45ª reunião ordinária do Fórum da Agenda 21 de Fortaleza, na última terça-feira (22). “Arborização de Fortaleza” foi o tema escolhido para nortear as ações de 2011. A Semace participou das discussões de avaliação e programação e se dispôs a colaborar na arborização da capital. A reunião ocorreu no Horto Municipal de Fortaleza, no bairro Passaré.

O encontro começou com uma visita guiada pelo horto. Em seguida, os membros fizeram a avaliação das atividades do fórum em 2010 e definiram a programação do próximo ano, aprovando o calendário para o primeiro semestre de 2011. Por fim, foi feito o plantio simbólico de mudas e o encerramento com a confraternização.

“A arborização urbana é um tema que precisa de atenção. A escolha demonstra que a conscientização ambiental está avançando”, destaca a engenheira florestal Conceição Costa, do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), que representa a Semace no fórum. Ela explica que o plantio de árvores na cidade deve levar em conta o porte da espécie, a sombra disponível, a proporção entre espécies nativas e exóticas e a interferência nas calçadas e na fiação. Um dos modos pelo qual a autarquia pode colaborar com esse trabalho é a doação de mudas para o plantio. “É importante a união entre os órgãos”, finaliza a engenheira.

Saiba mais

A Agenda 21 foi estabelecida por meio de um documento contendo compromissos para mudança do padrão de desenvolvimento no próximo século, aprovado pela comunidade internacional em 1992. O termo “agenda” destaca o sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predomine o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações. A Agenda 21 funciona como um processo de planejamento participativo que analisa a situação atual de um país, estado, município e/ou região, e planeja o futuro de forma sustentável, envolvendo a sociedade e formando parcerias para a solução dos problemas. A abordagem integra as dimensões econômica, social, ambiental e político-institucional (Fonte: Ministério do Meio Ambiente).

Roberta Felix