Blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra multa quatro veículos

23 de dezembro de 2010 - 15:50

No período de 20 a 22 de dezembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) e da Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, nos municípios de Ocara, Aracati e Limoeiro do Norte, respectivamente. O objetivo era minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel.

Em Ocara, a blitz aconteceu na CE 359, resultando em 67 veículos vistoriados e apenas um multado. Já na CE 040, no município de Aracati, a equipe da Semace aferiu a emissão de fumaça negra em 57 automóveis, que encontravam-se dentro dos padrões. No último dia, em Limoeiro do Norte, 56 carros foram parados na fiscalização localizada na CE 265. Três estavam emitindo gases poluentes acima do permitido.

Para a medição do nível de fumaça emitida pelos escapamentos, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, que consiste em cinco colorações, variando do cinza claro ao preto total. Os padrões 1 e 2, correspondentes a 20% e 40%, são permitidos por lei. Já os outros três padrões, que indicam 60%, 80% e 100% de emissão de fumaça negra, estão fora do que é estabelecido pela legislação.

Nos casos em que os veículos estão irregulares, os condutores recebem autos de infração que podem variar de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81. Mas, de acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos autuados têm 15 dias, a partir da notificação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa.

Esse programa é desenvolvido pela Semace desde 1990. Na época, o índice de veículos fora dos padrões era de 34,5%. A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima.

Durantes os três dias de blitz a Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554