Semace ministra palestra sobre licenciamento ambiental em Tauá

16 de dezembro de 2010 - 15:23

Em Tauá, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo), participa nesta sexta-feira (17), das 8 às 17 horas, do Curso de Capacitação em Gestão Florestal para agricultores e representantes de lideranças sindicais do município. O evento, que acontece desde a segunda-feira (13) no Auditório do Instituto Federal de Educação, tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas para a prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais.

Na ocasião, o técnico do Núcleo de Extensão e Cadastro Florestal (Nucef) da Semace, Leonardo Ferreira, ministrará palestra sobre procedimentos para o licenciamento ambiental e autorização florestal. Ele explica que o momento é uma oportunidade para esclarecer as principais dúvidas dos interessados na atividade. De acordo com ele, esta capacitação já contemplou agricultores nos municípios de Independência, Crateús, Novo Oriente e Parambu. “Com a parceria entre as instituições envolvidas, pretendemos disseminar em todo o Estado as questões ambientais que estão ligadas à prática da agricultura”, ressalta o técnico.

O conteúdo programático do curso abordará os seguintes módulos: Manejo Florestal; Legislação Ambiental; Legislação Ambiental Federal; Legislação Ambiental Estadual; Autorização Florestal; Tipos de Autorizações Florestais; Mudanças Climáticas com Foco em Queimadas e Incêndios Florestais; Noções de uso do GPS; Práticas Florestais Agroecológicas; Prática de Campo; e Vistoria em imóvel rural, com a utilização de veículo.

As atividades do Curso de Capacitação em Gestão Florestal são promovidas pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através do projeto Mata Branca do Banco Mundial. Além da Semace, a ação conta com o apoio de outras entidades ligadas ao meio ambiente.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
(85) 3101-5554