Gerentes da Semace participam de curso visando o combate a incêndios florestais

16 de dezembro de 2010 - 15:24

Seis gerentes de unidades de conservação (UCs) gerenciadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estão participando do Curso Básico em Sistema de Comando em Operações (SCO). O evento, que está acontecendo na cidade de Quixeramobim, no período de 13 a 17 de dezembro, é uma realização do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), por meio do Projeto Mata Branca de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga e do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna).

O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta cujo principal objetivo é otimizar as operações de alto risco que envolvem várias agências, estabelecendo procedimentos e linguagem padrão, facilitando a integração do trabalho dessas agências. Por ser uma ferramenta de gestão e comando, pode ser aplicada em diversas situações.

No caso da Semace, o foco são os incêndios florestais, em especial, os incêndios em unidades de conservação. Dos seis gerentes da instituição, cinco são de UCs de Proteção Integral. Para Lívia Rosas, gestora do Parque Botânico do Ceará, “a utilização desse sistema poderá ser implementado na gestão dessas unidades, para obtenção de mais agilidade e eficiência nas operações de combate às queimadas”.

O curso está sendo ministrado pelo Major Gomes da Polícia Militar de Santa Catarina, especialista nessa ferramenta aqui no Brasil. Estão participando, ainda, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Cariri, Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Unidades de conservação da Semace representadas no curso e seus respectivos gerentes
Parque Botânico do Ceará (PI): Lívia Rosas
Parque Ecológico do Rio Cocó (PI): Flávia Prado
Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá (PI): Márcia Marques
Parque Estadual do Sítio Fundão (PI): Mardineuson Sena
Estação Ecológica do Pecém (PI): Telma Rodrigues
Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará (US): Adail Garcês

PI: Proteção Integral
US: Uso Sustentável

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554