Semace promove recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Crateús

14 de dezembro de 2010 - 15:15

Amanhã (15), em Crateús, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), realizará mais uma etapa de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). O objetivo é conscientizar agricultores e produtores rurais para o cumprimento da Lei Federal Nº 9.974 de 2000, que dispõe sobre o destino final de embalagens vazias de agrotóxicos, além de alertá-los sobre as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, conforme a Lei Federal Nº 9.605 de 1998. As ações ocorrerão, simultaneamente, das 7 às 13 horas, nos distritos de Realejo e Cacimba da Rocha, bem como no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), na sede do município.

O RI tem ocorrido em alguns municípios do Estado do Ceará no sentido de conscientizar a população para os riscos que o produto pode causar à saúde. A ação é coordenada pelo poder público municipal e conta com a assessoria da Semace, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). “O recebimento de embalagens vazias desses produtos demonstram avanço das iniciativas públicas no Estado”, ressalta o engenheiro agrônomo do Nucef, Flávio Rêgo. De acordo com ele, desde a criação da Lei Estadual de Agrotóxicos Nº 12.228 de 1993, nunca antes no Ceará tinha ocorrido essas atividades.

No âmbito da política estadual de agrotóxicos, as ações desenvolvidas pela Semace, juntamente com Adagri e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), têm avançado no sentido de fomentar o uso correto do produto e a destinação final adequada das embalagens vazias de agrotóxicos. Os municípios de Ipu, Limoeiro do Norte, Guaraciaba do Norte e Paraipaba já foram contemplados com os trabalhos.

As atividades de RI também contam com o apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), Ematerce, Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Crateús, além de associações e sindicatos ligados ao setor.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace