Jovens de Beberibe promovem conscientização ambiental em parceria com a Semace

14 de dezembro de 2010 - 15:17

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente apoiou ações de limpeza de praia e plantio de mudas em Beberibe nos últimos dias 9 e 10 de dezembro. Cerca de 50 jovens participaram do encerramento da 11ª turma dos cursos do projeto Garagem Digital, do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município. Os estudantes mobilizaram pescadores e banhistas na ação educativa, com apoio das gerências da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa do Uruaú e do Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

Na ação “Falésia Limpa”, os jovens fizeram a limpeza da praia de Morro Branco e aproveitaram a oportunidade para sensibilizar a população local sobre sua responsabilidade na preservação das falésias, evitando jogar lixo e destruir as formações geológicas. No dia seguinte, o grupo plantou na entrada da cidade cerca de 400 mudas de árvores nativas, entre as quais as espécies caraúba, ipê, flamboyant, mulungu e acácia.

Nos dois momentos, os estudantes e os técnicos da Semace esclareceram a população sobre a importância de preservar as unidades de conservação inseridas na área. “É uma forma de mostrar aos jovens que eles devem incluir a preservação na vivência do cotidiano, resgatando o pertencimento àquele local”, afirma a gerente da APA da Lagoa do Uruaú, Roberta Creston.

A ação foi realizada por meio de parceria entre Semace, CVT e Prefeitura de Beberibe. O projeto Garagem Digital é uma iniciativa de inclusão social e digital promovida pela HP/Brasil e Fundação Abrinq, com o objetivo de promover a democratização do acesso e o uso otimizado das tecnologias da informação e da comunicação no processo educacional de jovens em suas redes de pertencimento. A cada semestre são formados 40 jovens.

Outras ações

No dia 11 de dezembro, foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Gestor da APA da Lagoa do Uruaú. O regimento interno foi aprovado e foram apresentadas atividades desenvolvidas pela Semace na região, incluindo uma série de mobilizações semanais de conscientização ambiental. Os gerentes das unidades de conservação identificaram que a disposição inadequada do lixo é um dos principais problemas da área e articularam ações com a comunidade.

Em referência ao Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas (27 de novembro), a Semace promoveu palestra de educação ambiental para estudantes da escola municipal José Roldão, seguida de limpeza na Lagoa do Uruaú, em local que os moradores costumam frequentar como ponto de lazer. Na semana anterior, a Associação de Pescadores de Morro Branco recebeu palestra e mostra de vídeo educativo, também acompanhada de limpeza no ancoradouro das jangadas e ao longo da praia.

(Fotos retiradas do Blog do CVT Beberibe).

Roberta Felix