Conselho gestor da APA da Serra de Baturité se reúne em Pacoti

14 de dezembro de 2010 - 15:15

Na última sexta-feira, 10, foi realizada a 3ª Reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, unidade de conservação gerenciada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O encontro aconteceu no Centro de Articulação da APA, no município de Pacoti.

Na oportunidade, os conselheiros assinaram o termo de posse, além de aprovarem o regimento interno do conselho gestor e a criação da secretaria executiva, que terá como titular o secretário de Meio Ambiente de Guaramiranga, Getúlio Reis. A função de Reis será dar apoio à parte administrativa do colegiado.

Ainda durante o encontro foi aprovado o calendário de reuniões para 2011. O conselho gestor da APA da Serra de Baturité é formado por 23 entidade, dividas entre governamentais, não governamentais e associações comunitárias.

Saiba mais sobre a APA da Serra de Baturité

Atualmente, esta unidade de conservação vem sendo gerenciada pela bióloga Ana Carolina Cordeiro. A APA da Serra de Baturité é a primeira e mais extensa Área de Proteção Ambiental criada pelo Governo do Estado, em 18 de setembro de 1990. Ela possui uma área de 32.690 hectares e localiza-se na porção Nordeste do Estado, na região serrana do Maciço de Baturité.

A APA é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção. Está situada a 90 quilômetro de Fortaleza e tem como principais acessos, partindo de Fortaleza, a Rodovia CE-060, sentido Pacatuba-Baturité e a Rodovia CE-065, sentido Maranguape-Palmácia.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554