Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu

8 de dezembro de 2010 - 16:39

1. APRESENTAÇÃO

A APA do Estuário do Rio Curu, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 25.416, de 29 de março de 1999, abrange uma área de 881,94 hectares e localiza-se na divisa dos Municípios de Paracuru e Paraipaba, na costa oeste do Estado do Ceará, a 85 Km de Fortaleza. O acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela Rodovia CE 085 (Estruturante) e a seguir pela Rodovia CE 341.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

Justifica-se sua criação em decorrência das peculiaridades ambientais do Estuário do Rio Curu, que o tornam de grande valor ecológico e turístico e pela natural fragilidade do equilíbrio ecológico deste estuário, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Rio Curu, fronteira natural dos Municípios de Paracuru e Paraipaba, está situado em uma planície aluvial plana com sedimentos de areia e argila. Sua foz é um atrativo natural de exuberante beleza cênica, apresentando feições de estuário e formando, ao mesmo tempo, uma enseada natural e um cabo, quase uma ilha, que ainda encontram-se relativamente preservados. Faz contato com o oceano por um canal principal e estende-se até o limite máximo de influência da maré.

A vegetação é composta principalmente por espécies de mangue, que compõem ecossistemas complexos e frágeis, de grande importância como filtro natural e fonte de alimentos para diversas espécies de animais, além de funcionar como berçário natural. Neste estuário, o mangue serve de abrigo para reprodução de peixes como curupim e bagre, de crustáceos como siris, camarões e caranguejos e de aves como macarinho, sanha-açu e sabiá-do-mato. O tipo de mangue que mais se destaca é o chamado mangue vermelho ou verdadeiro (Rhizophora mangle).

4. PLANTAS E MAPAS

Planta de delimitação da APA (em breve)

5. COMUNIDADES

A população dos Municípios de Paracuru e Paraipaba, veranistas e turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do desenvolvimento de práticas de atividades turísticas e de lazer.

Inseridas nos limites da APA existem seis comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca e da agricultura de subsistência, quais sejam: As Comunidades de Santa Rita, Trapiá, Torrões, Crôa dos Pinhões, Curuzinho e Capim-Açu.

6. ATIVIDADES PROIBIDAS

• Implantação ou ampliação de quaisquer tipos de construção civil sem o devido licenciamento ambiental

• Supressão de vegetação e uso do fogo sem a autorização da SEMACE

• Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente

• Intervenção em áreas de preservação permanente, como: margens do Rio Curu, manguezal e campo de dunas

• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental

7. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas existentes na APA são decorrentes da ação antrópica, como: desmatamentos, queimadas, caça e pesca predatória, tráfego de veículos sobre as dunas e disposição irregular de resíduos sólidos em área de praia e mangue.

A SEMACE realiza fiscalizações diárias na área. Entretanto, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes.

8. ADMINISTRADOR

Gerente:

Formação Profissional:

Telefone: (85) 3101-5548 / 3101-5550

Disque Natureza: 0800 275 22 33

9. TURISMO

Na região podem ser realizadas caminhadas nas trilhas ecológicas, além de atividades náuticas não poluidoras, como passeios de caiaque e pesca amadora.

10. PARCERIAS

• Prefeitura Municipal de Paracuru

• Prefeitura Municipal de Paraipaba

• Associações comunitárias e de classe

11. ATIVIDADES

11.1. Contínuas

• Fiscalização e monitoramento

• Licenciamento ambiental

• Realização de campanhas educativas/informativas junto às comunidades locais e população flutuante

11.2. Realizadas até 2009

• Campanhas educativas

• Elaboração do Projeto de Comunicação Visual, Sinalização e Mobiliário

• Capacitação ambiental do conselho gestor.

• Reunião do conselho gestor da APA.

• Ação de povoamento de peixes nos recursos hídricos da APA

• Ações ostensivas de derrubadas de irregularidades em APP.