Área de Proteção Ambiental das Dunas da Lagoinha

8 de dezembro de 2010 - 16:46

1. APRESENTAÇÃO

A APA das Dunas da Lagoinha, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 25.417, de 29 de março de 1999, abrange uma área de 523,49 hectares e localiza-se no Município de Paraipaba, na costa oeste do Estado do Ceará, a aproximadamente, 115 Km de Fortaleza. O acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela CE 085 (Estruturante) e em seguida, pela via de acesso Paraipaba/Lagoinha.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

Justifica-se sua criação em decorrência das peculiaridades ambientais das Dunas da Lagoinha, que as tornam refúgios biológicos de grande valor e pela natural fragilidade do equilíbrio ecológico das dunas, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

As Dunas da Lagoinha integram parte dos ecossistemas da planície litorânea. A geologia é constituída por sedimentos do Grupo Barreiras e sedimentos eólicos litorâneos de praia, dunas móveis e paleodunas.

O Grupo Barreiras está representado por uma seqüência de arenitos em tons avermelhados. As paleodunas representam as dunas antigas rebaixadas quase ao nível dos tabuleiros costeiros pelo constante retrabalhamento dos ventos movidos nas direções leste e nordeste. Repousam discordantemente sobre os sedimentos do Grupo barreiras e são, em parte, cobertas pelas dunas móveis. As dunas móveis são constituídas por sedimentos inconsolidados ao desenvolvimento da geomorfologia litorânea. O seu desenvolvimento está subordinado ao volume de sedimentos oriundos do continente e a posição da linha de costa em relação à direção dos ventos dominantes. Os sedimentos eólicos de praia constituem-se de areias esbranquiçadas, exibindo localmente certo desenvolvimento estratiforme, onde aparecem leitos mais escuros.

A vegetação é diversificada, desde espécies de gramíneas até componentes arbóreos ou arbustivos, conforme localização na faixa praial, restinga, dunas fixas e semi- fixas.

A composição faunística da área é formada por alguns mamíferos, répteis, anfíbios, e várias aves. Os mamíferos são representados pelas raposas, guaxinins, soins e cassacos. Os répteis por camaleões, téjus, tejubinas e as cobras coral, corre campo, cipó e verde. Existem ainda, várias espécies de sapos, jias e perereca. As aves fazem o espetáculo desta unidade de conservação, pois existem em grande quantidade e variedade, podendo ser encontrados os tetéus, garças, carcarás, gaviões-pega-pinto, carões, perdizes, socós, e, em determinadas épocas do ano, várias aves migratórias.

4. PLANTAS E MAPAS

Planta de delimitação da APA (em breve)

5. COMUNIDADES

A população do Município de Paraipaba, veranistas e turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do desenvolvimento de práticas de atividades turísticas e de lazer.

Na APA das Dunas da Lagoinha não há comunidades residentes. Entretanto, existem algumas comunidades que residem em suas proximidades e que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca, do turismo e da agricultura de subsistência, quais sejam: as Comunidades da Lagoinha, Pedrinhas, Lagoinha dos Gomes, Almécegas e Lourenço.

6. ATIVIDADES PROIBIDAS

• Implantação ou ampliação de quaisquer tipos de construção civil sem o devido licenciamento ambiental

• Supressão de vegetação e uso do fogo sem a autorização da SEMACE

• Atividades que possam poluir ou degradar os recursos hídricos abrangidos pela APA, como também o despejo de efluentes, resíduos ou detritos capazes de provocar danos ao meio ambiente

• Tráfego de veículos fora dos acessos e trilhas pré estabelecidos

• Intervenção em Áreas de Preservação Permanente, como: margens de recursos hídricos e campo de dunas e manguezais

• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental

7. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas existentes na APA são decorrentes da ação antrópica, ocasionados pela especulação imobiliária, com a construção de casas de veraneio, muros, além de desmatamentos, queimadas, pesca predatória e tráfego de veículos sobre as dunas.

A SEMACE realiza fiscalizações semanais na área. Entretanto, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes.

8. ADMINISTRADOR

Gerente: Francisca Lúcia de Sousa Virgolino

Formação Profissional: Bibliotecária

E-mail: lucia.sousa@semace.ce.gov.br

Disque Natureza: 0800 275 22 33

9. TURISMO

Na região podem ser realizadas caminhadas nas trilhas ecológicas, além de atividades como sandboard, para-sail e pesca amadora.

10. PARCERIAS

• Prefeitura Municipal de Paraipaba

• Associações comunitárias e de classe

11. ATIVIDADES