10 mil embalagens de agrotóxicos retiradas do meio ambiente em Paraipaba

6 de dezembro de 2010 - 16:23

Em Paraipaba, a semana passada foi marcada por mobilização ambiental em prol do combate ao uso de agrotóxicos e a destinação inadequada de embalagens vazias do produto. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha e Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), realizou na quarta-feira (01) e quinta-feira (02), Recolhimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). Ocorrida na entrada do Centro Gerencial do Distrito de Irrigação Curu Paraipaba, a ação teve como objetivo retirar da zona rural da região as embalagens usadas descartadas inadequadamente e transportá-las para o posto do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em Ubajara.

Durante os dois dias de ação foram recebidas aproximadamente 10.000 embalagens, entregues por um total de 100 participantes, entre agricultores e comerciantes, que trabalham com o produto. Na ocasião, foram sorteados cinco kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e distribuídas cartilhas educativas sobre o uso adequado de agrotóxicos e descarte correto das embalagens produzidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).

Ao final da ação, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) ficou com uma autorização emitida pela Semace, com validade de trinta dias, que possibilita o transporte até ao posto do Inpev neste período. De acordo com a gerente da APA, Lúcia de Sousa, a ação foi uma oportunidade de alertar e conscientizar a população local para os riscos no uso de agrotóxicos, bem como evitar a destinação indevida das embalagens. Segundo ela, aqueles que não participaram da RI devem procurar a Seagri para organizar novos meios de transportar embalagens vazias do produto.

Além da autarquia e Inpev, as entidades que fizeram parte da parceria foram: Adagri; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea); Seagri; Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (STCMA); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraipaba. Como apoiador, a ação contou com a rádio Líder de Paraipaba na divulgação local.

Ana Luzia Brito