Semace promove reunião de Conselho Gestor da APA da Lagoa da Jijoca

30 de novembro de 2010 - 16:56

No município de Jijoca de Jericoacoara, aconteceu mais uma reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jijoca. O encontro, ocorrido no dia 24 de novembro, na Câmara dos Vereadores de Cruz, foi promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio gerência da APA. Na oportunidade, o evento reuniu vereadores e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente.

Na primeira pauta, que discutiu a construção da nova sede da Semace no município de Jijoca de Jericoacoara,, a ser erguida em um terreno doado pela prefeitura, os vereadores presentes foram a favor, porém, pediram mais informações sobre a localização. Eles disseram que vão agilizar o processo que está na Câmara de vereadores sobre a documentação em cartório, necessária para a inicialização das obras.

A segunda pauta, a gerência da APA tratou das denúncias e fiscalizações feitas à Semace. Os participantes foram informados sobre os procedimentos da autarquia e de que a gerência não pode mais emitir autos de constatação, somente os fiscais que foram aprovados no concurso público da instituição. Os fiscais são acionados a partir de denúncia formulada no Disque Natureza da Semace (0800-275-2233) e as multas são calculadas mais rapidamente aos infratores.

Barcos à motor na lagoa, trânsito de veículos nas margens e a elaboração de um programa de educação ambiental de formação de agentes ambientais em Jijoca foram também foram debatidos durante o encontro. Na ocasião, foi acordado que nas próximas reuniões a gerência da APA vai expor aos conselheiros, através de transparências, detalhes do plano de manejo da unidade de conservação (UC).

Ao final, a Semace propôs junto aos presentes a possibilidade de se elaborar um plano de ação conjunta para 2011. Os conselheiros apoiaram a ideia e se prontificaram em ajudar na confecção do plano. Para isso, foi combinado que as reuniões do conselho gestor sejam mais frequentes, no intuito de haver uma maior socialização e efetuação de um diagnóstico elaborado por todos os envolvidos.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace