Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas movimenta a Beira Mar de Fortaleza

29 de novembro de 2010 - 15:29

No último sábado (27), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu um mutirão de limpeza na Avenida Beira Mar de Fortaleza em virtude das comemorações do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas. Na ocasião, estudantes universitários de cursos que tem a temática ambiental em sua grade curricular fizeram o recolhimento de resíduos sólidos depositados inadequadamente em 1.400 metros da faixa de areia, partindo do ponto localizado em frente ao Náutico Atlético Clube. Os participantes se dividiram em dois grupos, cada um com 50 pessoas, indo para lados opostos.

De acordo com Virgínia Carvalho, coordenadora de Extensão e Educação Ambiental da Semace, a ação visa despertar na população a necessidade de colocar o lixo produzido nos espaços públicos em locais apropriados, de forma a não poluir o meio ambiente. Virgínia ainda ressaltou o papel do poder público, mas sem deixar de lado a colaboração da sociedade para combater a poluição dos recursos hídricos.

A estudante do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal do Ceará, Larissa Cacau, que participou das atividades, informou que o tipo de resíduo mais encontrado na praia é o plástico. Porém, a universitária acredita que a população está mudando de comportamento lentamente. “A gente está no caminho certo. Acho que hoje existe uma maior consciência das pessoas e ações como essa ajudam a conscientizá-las cada vez mais, independente da idade”, conclui Larissa.

Concomitantemente à limpeza da faixa de areia da praia feita pelos universitários, seis mergulhadores do Instituto Atlântida fizeram a retirada de lixo do fundo do mar com o apoio de um barco. O mergulhador Eduardo Franklin, informou que o tipo de resíduo mais encontrado no mar é o mesmo da praia, o plástico. Ele disse que até preservativos foram recolhidos, entre pedaços de pano e metais.

Além de Fortaleza, a ação ocorrerá em outros municípios que possuem unidades de conservação gerenciadas pela Semace, a exemplo de Beberibe, Pacatuba, Guaiúba, Russas e Maranguape. Entre as metas específicas para as UCs, estão a análise do tipo de lixo que é descartado próximo aos recursos hídricos a fim de formular ações educativas direcionadas a moradores e frequentadores, elaboração e divulgação de estudos a partir dos resultados da limpeza e ainda o incentivo às articulações para a gestão dos resíduos sólidos.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554