Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas movimenta a Beira Mar de Fortaleza
29 de novembro de 2010 - 15:29
De acordo com Virgínia Carvalho, coordenadora de Extensão e Educação Ambiental da Semace, a ação visa despertar na população a necessidade de colocar o lixo produzido nos espaços públicos em locais apropriados, de forma a não poluir o meio ambiente. Virgínia ainda ressaltou o papel do poder público, mas sem deixar de lado a colaboração da sociedade para combater a poluição dos recursos hídricos.
A estudante do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal do Ceará, Larissa Cacau, que participou das atividades, informou que o tipo de resíduo mais encontrado na praia é o plástico. Porém, a universitária acredita que a população está mudando de comportamento lentamente. “A gente está no caminho certo. Acho que hoje existe uma maior consciência das pessoas e ações como essa ajudam a conscientizá-las cada vez mais, independente da idade”, conclui Larissa.
Concomitantemente à limpeza da faixa de areia da praia feita pelos universitários, seis mergulhadores do Instituto Atlântida fizeram a retirada de lixo do fundo do mar com o apoio de um barco. O mergulhador Eduardo Franklin, informou que o tipo de resíduo mais encontrado no mar é o mesmo da praia, o plástico. Ele disse que até preservativos foram recolhidos, entre pedaços de pano e metais.
Além de Fortaleza, a ação ocorrerá em outros municípios que possuem unidades de conservação gerenciadas pela Semace, a exemplo de Beberibe, Pacatuba, Guaiúba, Russas e Maranguape. Entre as metas específicas para as UCs, estão a análise do tipo de lixo que é descartado próximo aos recursos hídricos a fim de formular ações educativas direcionadas a moradores e frequentadores, elaboração e divulgação de estudos a partir dos resultados da limpeza e ainda o incentivo às articulações para a gestão dos resíduos sólidos.
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554