Semace promove Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas no Ceará

25 de novembro de 2010 - 16:13

O próximo dia 27 de novembro será de conscientização e ação cidadã em favor do meio ambiente. Neste sábado, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) abre oficialmente a programação do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, em Fortaleza. Haverá mutirão de limpeza ao longo da avenida Beira Mar, percorrendo uma faixa de areia de 1.400 metros entre os hotéis Othon Palace e Ponta Mar Hotel. Mergulhadores do Instituto Atlântida farão a limpeza no fundo do mar com o apoio de três barcos. A Semace mobiliza estudantes universitários para colaborar com a campanha de preservação dos recursos hídricos.

“O objetivo é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos como bem fundamental para a sociedade, tanto por sua função ecológica como pela manutenção de espaços públicos de lazer e contato com a natureza”, afirma a chefe da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) da Semace, Virgínia Carvalho. Ela explica que é preciso ação do poder público e colaboração da sociedade para combater a poluição dos recursos hídricos, que tem como principais causas a disposição inadequada do lixo e o lançamento de esgotos e efluentes agrícolas, entre outros problemas.

A campanha chama a atenção para as Unidades de Conservação, com mutirões em quatro unidades nos municípios de Beberibe, Pacatuba, Itapipoca, Russas e Maranguape. Entre as metas específicas para as UCs estão a análise do tipo de lixo que é descartado próximo aos recursos hídricos a fim de formular ações educativas direcionadas a moradores e frequentadores, elaboração e divulgação de estudos a partir dos resultados da limpeza e ainda o incentivo às articulações para a gestão dos resíduos sólidos.

Saiba mais

O Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas foi criado pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a conferência internacional Eco-92, sendo realizado anualmente no último fim de semana de novembro. Desde 1993, a Semace promove ações alusivas à data, para divulgar a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos em todo o Estado.

Programação

7:30 – Saída dos ônibus do Campus do Pici – UFC (para os estudantes que preferirem)
8:00 – Abertura da programação, com a coordenadora de Educação e Extensão Ambiental da Semace, Virgínia Carvalho
8:15 – Divisão dos grupos e início das atividades
9:15 – Fim das atividades
9:30 – Recolhimento do lixo pelo Movimento Emaús
10:00 – Retorno do ônibus para o Campus do Pici – UFC

Ponto de encontro: Praia do Náutico.

Participação: A participação é restrita aos estudantes universitários dos cursos da área ambiental previamente mobilizados pela Codam/Semace (da UFC, do IFCE, da Uece e da Unifor). Eles receberão camisa e boné da Semace, luvas e saco para recolher o lixo, além de lanche e água (o uso de filtro solar fica por conta de cada um). Os participantes terão direito a certificado emitido pela autarquia, comprovando atividade extracurricular de 4 horas.

Serviço: Abertura do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas – A partir das 8h, na Praia do Náutico.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação
3101-5554