APA da Lagoa de Jijoca ganhará nova sede da Semace

22 de novembro de 2010 - 16:23

O município de Jijoca de Jericoacoara, localizado a 287 km de Fortaleza, ganhará uma sede para a gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, de responsabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A localização do escritório foi aprovada pela superintendente Lúcia Teixeira e a proposta de passar o terreno para a Semace encontra-se em análise na Câmara dos Vereadores. “Com a nova sede a Semace terá mais força para monitorar e fiscalizar a unidade de conservação (UC)”, afirma a coordenadora Florestal da autarquia, Elisabete Romão.

Com a nova sede, a Semace pretende ampliar as atividades que envolvem o meio ambiente e a preservação ecológica da UC. O lugar contará com estrutura que comportará alojamento para pesquisas, espaço para educação ambiental, viveiros de mudas e estacionamento. De acordo com a gerente da APA, Raphaela Ribeiro, “a intenção da Semace é formar agentes ambientais, através de atividades contínuas para uma capacitação mais completa dos estudantes da região”, explica.

Segundo Raphaela, a instituição pretende contar com apoio de entidades, dentre elas, universidades para realizar pesquisas biológicas e sociais no intuito de promover um conhecimento maior para aquela área específica. “Quanto mais informação científica e acadêmica sobre a dinâmica do ecossistema, melhor”, reforça. De acordo com ela, a gerência tem como meta para 2011, realizar oficinas para a confecção de um plano de ação conjunta para a APA.

Com o objetivo de discutir as questões que envolvem a UC da região, a gerência da APA, promoverá nesta quarta-feira (24) reunião com o conselho gestor. Na oportunidade, serão discutidas as pautas: construção da sede da Semace em Jijoca, denúncias e fiscalização, trânsito de barcos nas margens da lagoa, entre outros assuntos. Além disso, a gerência deverá fazer um diagnóstico com os participantes debatendo a temática “Como mudar a realidade local e atual da UC”. O encontro contará com a presença de representantes de entidades relacionadas ao meio ambiente.

Uma das tarefas do conselho gestor é identificar os problemas das unidades de conservação e propor melhor maneira de resolvê-los.

Saiba Mais

A Semace é responsável pela conservação da APA da Lagoa de Jijoca. A autarquia atua no licenciamento, controle e monitoramento de construções que impactem na UC. Além disso, a instituição, por meio de sua Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), também fiscaliza e autua as irregularidades constatadas na APA.

Através da Coordenadoria Florestal (Coflo) e Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), a autarquia tem realizado ações que visam promover a conscientização da população através da educação ambiental, no intuito de disseminar as questões sobre o meio ambiente e a preservação ecológica da APA.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
(85) 3101-5554