II Boletim informativo sobre incêndio no Parque do Cocó

19 de novembro de 2010 - 16:27

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informa que durante o dia de hoje (19) ressurgiram pequenos focos de incêndio, comuns aos incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros esteve nas áreas atingidas com um reforço de cerca de 40 homens e permanecerão no local até depois do anoitecer. O ponto da Sebastião de Abreu está controlado e os bombeiros estão concentrados na área onde surgiram os primeiros focos, próximo à Cidade 2000. Amanhã a operação continuará normalmente durante os três turnos.

A Semace vai fazer um relatório ambiental sobre o impacto sofrido pelo parque. Esse documento será encaminhado ao Ibama para que seja agregado ao laudo que está sendo elaborado pelo Prevfogo. Ainda não há previsão para concluir o documento.

Quanto ao homem encontrado no parque nesta manhã, a CPMA informa que ele foi conduzido ao 15º Distrito Policial (Cidade 2000) para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A contravenção se enquadra no Código Florestal (Lei Nº 4.771/65) como uso do fogo em área de vegetação sem as medidas de segurança necessárias. O homem só será preso caso se recuse a assinar o TCO. O caso será informado à Prefeitura por meio da Secretaria Executiva Regional (SER) 2, que deve tomar as providências de assistência ao homem. A Coordenadoria de Fiscalização da Semace também vai avaliar a infração. Segundo o coronel Roosevelt Alencar, da CPMA, foi descartada a suspeita de que o morador de rua tenha causado o incêndio.

Esclarecemos que os técnicos presentes no local estão focados na resolução do problema, não podendo ser deslocados para entrevistas. Portanto, solicitamos que para qualquer informação adicional a assessoria de comunicação seja acionada.

Ascom Semace
Luanna Patrícia: 8869-1146/ 8833-0407/ 3101-5554