Escolhidas entidades que formarão o Conselho Gestor da APA do Lagamar do Cauípe

12 de novembro de 2010 - 16:44

Na tarde desta quinta-feira (11), em reunião realizada na Igreja Católica da comunidade dos Coqueiros, no município de Caucaia, foram escolhidas as 14 entidades que farão parte do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe. O encontro foi organizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio da gerência da unidade de conservação.

Inicialmente, o gerente da APA, André Pereira, apresentou a proposta de composição do conselho para os presentes, ressaltando que a sugestão da Semace de ter apenas 12 entidades, sendo dividido entre instituições governamentais e não governamentais, paritariamente, tinha o intuito de facilitar a mobilização e fazer com que as atividades a serem desenvolvidas possam fluir com agilidade. Segundo Pereira, os nomes sugeridos foram escolhidos em virtude do trabalho realizado na região.

Porém, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), uma das seis entidades não governamentais da proposta da Semace, informou que, no momento, não teria condições de participar com afinco do conselho, por limitações no seu corpo técnico. Foi então que abriu-se espaço para outras instituições pleitearem a vaga.

Com a demanda maior do que a desistência da Aquasis, os participantes decidiram aumentar para 14 o número de representantes no Conselho Gestor da APA. Na parte governamental, foi incluída a Secretaria de Articulação e Política de Caucaia. Já na não governamental, entraram a Cooperativa dos Bugueiros do Cumbuco e a Construtora Cumbuco, esta última no lugar da associação desistente.

Para João Bosco Aguiar Dias, proprietário da construtora, a criação desse conselho é de grande relevância para a preservação da região, mas é fundamental que todos honrem o compromisso firmado na ocasião. “Esta ação é de uma importância capital. Achamos fantástica a iniciativa. Só espero que as entidades não esvaziem o Conselho Gestor. Acredito que o Governo do Estado irá dar muita ênfase à temática”, concluiu.

Com as entidades escolhidas, André Pereira informou que o próximo passo será publicar o decreto formalizando a criação do Conselho Gestor. Em seguida, será promovida uma reunião para discutir o regimento interno e a instrução normativa, que delimitará a forma adequada para a utilização da unidade de conservação.

Confira as entidades que formarão o Conselho Gestor
GOVERNAMENTAIS
Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh); Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA); Companhia de Integração Portuária do Ceará (Ceará Portos); Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS); Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) e Secretaria de Articulação e Política de Caucaia.

NÃO GOVERNAMENTAIS
Imobiliária Serra Azul Ltda; Associação do Moradores e Pescadores da Barra do Cauípe; Associação Comunitária dos Agricultores e Pescadores de Pitombeiras; Associação Comunitária dos Coqueiros; Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Saul Gomes de Matos; Construtora Cumbuco e Cooperativa de Bugueiros do Cumbuco.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554