Novos escritórios da Semace serão construídos no Pecém

9 de novembro de 2010 - 11:10

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está prestes a ganhar dois novos escritório no Pecém. Um deles será para a Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe, criada em 5 de junho de 1998. O outro é destinado ao primeiro Mosaico de Unidades de Conservação (UC’s) do Ceará, ainda em processo de formatação pela Semace. Ambos farão parte do Centro de Informação e Convivência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), construção que está sendo idealizada pelo Governo do Estado, empresários, profissionais liberais e estudantes de arquitetura.

A sinergia entre poder público, empresários, profissionais liberais e estudantes é coordenada pelo Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais do CIPP (Gmais-CIPP) que articula, desde o início do ano, a construção do Centro. Desde então, todos têm trabalhado para dar forma ao local. O objetivo do espaço é servir de referência para a integração das ações na região e o atendimento às necessidades e demandas sócio-econômico-culturais da comunidade do entorno do complexo. “Como existem áreas de uso sustentável no local, no caso APA’s, a construção também é uma forma de inserir a população no contexto ambiental, fazendo com que ela possa ser um agente de proteção do meio ambiente”, afirma Lúcia Teixeira, titular da Semace e coordenadora do Gmais.

O centro será iniciado com a construção de uma coberta em estrutura tensionada que abrigará as quadras de esporte e que servirá de apoio ao III Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura – Erea Ceará 2011, cuja comissão organizadora é responsável pelo projeto arquitetônico do Núcleo Esportivo e do Núcleo Institucional do centro. Posteriormente, serão incorporados os escritórios da APA do Lagamar do Cauípe e do mosaico, além de outros equipamentos como salas multimídia e de leitura, biblioteca, anfiteatro, área para exposição e eventos culturais, além de restaurante escola e auditório.

Sobre o Centro
O Centro foi inicialmente pensado pelo professor André Haguette dentro do Plano Básico de Ação do Governo do Estado, documento que organiza ações envolvendo diversas secretarias do Governo do Estado para a área do CIPP. Está inserido na APA do Lagamar do Cauípe e comportará o escritório desta, a coordenação do primeiro Mosaico de Unidades de Conservação do Ceará dentre outros espaços de convivência para a população.

Nele também será integrado um Núcleo Esportivo composto de duas quadras e vestiários, todos abrigados sob estrutura tensionada com 1.685m2 de área construída. Os profissionais liberais e empresários envolvidos na construção da quadra são todos voluntários. Estão doando o trabalho deles por reconhecerem que o Centro é uma obra de alcance social.

Sobre o Mosaico
É um cinturão verde para preservar o meio ambiente na região direta e indiretamente afetada pelo complexo industrial. As unidades de conservação que englobarão o mosaico são: Parque Botânico do Ceará, Estação Ecológica do Pecém, Área de Proteção Ambiental do Pecém e a Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, que juntas somam 3.170,31 hectares. O projeto ainda propõe a criação da Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Gereraú, em São Gonçalo do Amarante, bem como a incorporação do Jardim Botânico desse município, este último com 19,8 hectares.

Sobre o CIPP
O Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS) é um grupo de trabalho vinculado à Procuradoria Geral do Estado com o objetivo de acompanhar e integrar as ações do Estado na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Luanna Patrícia e Marcia Ximenes
Assessoria de Comunicação – Semace e CIPP