Reunião objetiva a criação do conselho gestor da APA do Pecém

29 de outubro de 2010 - 10:52

Na tarde desta quinta-feira (28), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pecém, promoveu uma reunião para apresentação da referida unidade de conservação (UC) e convocação das entidades que formarão o conselho gestor da APA. Participaram do encontro associações, pescadores, comunidade local e representantes da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Durante a reunião, que aconteceu no escritório do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (Idace) no Pecém, o gerente da APA, Inácio Prata, fez uma apresentação das principais características da UC. Criada em 1999, pelo Decreto Estadual nº24.957, ela possui uma área de 122,79 hectares e conta como sendo seus principais ecossistemas o lacustre, formado por lagoas e riachos, e o complexo vegetacional litorâneo.

Além disso, Prata ressaltou os pontos fortes e fracos da região. De positivo, ele citou a existência de lagoas e dunas preservadas, a atuação das associações locais em parceria com instituições dos governos Municipal e Estadual e boa representatividade de fauna e flora. Além disso, há a presença do grupo de trabalho do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e o Grupo de Monitoramento de Ações Institucionais e Setoriais que vêm atuando para trazer benfeitorias para aquela localidade.

Já como pontos a serem trabalhados em busca de soluções, o gerente da APA do Pecém falou sobre a poluição dos mangues com lixo, coleta e disposição inadequadas dos resíduos sólidos, inexistência de saneamento básico próximo aos recursos hídricos, queimadas descontroladas e construções irregulares.

O público presente foi informado que em janeiro a gerência da APA estará funcionando em seu escritório próprio, na entrada do distrito de Pecém. Para finalizar a reunião, Prata pegou a relação dos presentes que desejam participar do projeto de criação do mosaico de unidades de conservação, que se formará na região.

Em relação ao conselho gestor da APA, de acordo com o gerente, o próximo passo será a criação oficial e a homologação das entidades que demonstraram interesse em o compor, sendo distribuídas suas vagas para instituições governamentais e não governamentais.

Fhilipe Augusto