Encontro mobiliza entidades e população do Cariri para controle de queimadas na região

29 de outubro de 2010 - 10:50

Devido às ocorrências de queimadas no município do Crato, a Superintendência Estadual do Ceará (Semace) realizará nesta sexta-feira (29), às 15h30, no auditório auditório Cristina Prata, no Belmonte (após o Lameiro), reunião de planejamento e de construção de parcerias para a prevenção e combate aos incêndios na região. O encontro tem como objetivo mobilizar entidades, bem como a população local sobre a importância de preservar as Unidades de Conservação (UCs) e seu entorno.

A reunião foi motivada a partir de um diálogo com membros do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo-Crato) e de cidadãos preocupados com incêndios naquela localidade. Na ocasião, o gerente do Parque Estadual (PE) do Sítio Fundão, Mardineuson Sena, participará do evento. Ele explica que em um único dia foram registrados 68 focos de queimadas na região metropolitana do Cariri. “A Semace, juntamente com outras instituições, tem realizado várias blitze ambientais no intuito de conscientizar a população sobre o uso indevido do fogo nas UCs e da relevância de se preservar o meio ambiente. Essas ações contam com incentivo do Geopark Araripe”, disse o gerente.

No Cariri, o Corpo de Bombeiros em parceria com o Prevfogo, tem atuado de forma significativa para sanar as inúmeras ocorrências de queimadas na região. Este mês, as entidades trabalharam em operação conjunta para combater focos de incêndios de aproximadamente quatro hectares no PE.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554