Denúncia de degradação ambiental é atendida pela Semace em Pacoti

8 de outubro de 2010 - 11:50

Em Pacoti, a 90 km de Fortaleza, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Fiscal (Cofis), realizou nesta quinta-feira (07) operação de fiscalização no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. Na ocasião, a Cofis atendeu a uma solicitação da gerente da APA, Ana Carolina Cordeiro, de denúncia sobre desmatamento e queimadas na serra feita pelo homem.

Na região, os fiscais identificaram focos de desmatamento, seguidos de queimada. O local afetado corresponde aproximadamente a 57° de inclinação, o que caracteriza, de acordo com o Código Florestal, Área de Preservação Permanente (APP). “Esse tipo de ação, normalmente, é realizada para a plantação de bananeira”, explica a gerente da Cofis, Iole Santiago. Durante as vistorias foram encontradas várias estacas de madeira espalhadas pelo entorno.

Ao final da vistoria, os agentes, com ajuda da gerência da APA, procuraram localizar o suposto infrator para lavrar o auto de infração. O autor da degradação não foi localizado, mas de acordo com a gerência da Cofis, a investigação deverá ser concluída baseada nas apurações. Sendo finalizada, o responsável receberá multa de acordo com a legislação ambiental vigente. “Essas sanções servem para que o infrator tenha a consciência de que é ilegal desmatar sem possuir autorização do órgão ambiental responsável”, disse Santiago, que pontuou também a importância da fiscalização como uma forma de alertar e orientar a população para as questões de degradações, tais como o desmatamento, relacionadas ao meio ambiente.

A Semace atua com o total de 62 fiscais ambientais em todo o Ceará para coibir qualquer tipo de agressão ao meio ambiente. Eles se dividem em grupos, agindo nas diversas regiões do Estado. A população pode, também, denunciar as irregularidades junto ao meio ambiente através do Disque Natureza (0800-275-2233), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. A denúncia é sigilosa.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace