Operação Ciranda fiscaliza irregularidades ambientais em sete municípios

27 de setembro de 2010 - 15:41

No período de 14 a 24 de setembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram a Operação Ciranda em sete municípios do interior do Ceará. O objetivo foi fiscalizar irregularidades no tocante ao transporte de madeiras, comercialização de produtos de origem florestal e desmatamento, além de outras agressões ao meio ambiente.

Na oportunidade, os dez fiscais ambientais, sendo seis da Semace, três do Ibama e um do ICMBio, emitiram 18 autos de infração, seis embargos e fizeram a apreensão de dois caminhões que transportavam madeira irregularmente. Além dos problemas encontrados com os produtos de origem florestal, as equipes constataram construções sem autorização em Áreas de Preservação Permanente, queimadas, extração mineral irregular e o funcionamento de estabelecimentos sem a licença ambiental.

Essa foi a primeira grande operação que a Coordenadoria de Fiscalização (Cofis) da Semace participou, já que ela foi criada recentemente, após a realização do primeiro concurso público da autarquia. Atualmente, a Cofis conta com 60 fiscais ambientais, empossados no último mês de junho.

As equipes estão sendo divididas, semanalmente, para todas as regiões do Estado, com o intuito de coibir os crimes ambientais. Em caso de constatação de irregularidade, os fiscais ambientais da Semace estão aptos a autuar em flagrante, com a lavratura do auto de infração, já estipulando o valor das multas, além de apreender e embargar, se necessário.

A população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade através do Disque Natureza (0800-275-2233), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A denúncia pode ser sigilosa.

Municípios fiscalizados na Operação Ciranda

Sobral, Massapê, Ubajara, Tianguá, Ibiapina, São Benedito e Frecheirinha.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554