Programa Fumaça Negra vistoria 139 veículos

20 de setembro de 2010 - 15:54

Novas vistorias do Programa Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ocorreram nos municípios de Paracuru, Umirim e Santa Quitéria. Realizada pela equipe do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da autarquia, a atividade tem como objetivo coibir os poluentes atmosféricos das fuligens dos veículos movidos a diesel. A ação ocorreu de 14 a 16 deste mês e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Ao todo, 139 veículos foram vistoriados, sendo que destes, apenas três apresentaram índices de fumaça superior a 40% do nível permitido pela Escala de Ringelmann, equipamento que avalia o teor de fuligem dos automóveis.

As fiscalizações do Programa Fumaça Negra são feitas medindo-se a intensidade de cor da fumaça emitida pelo veículo através da Escala de Ringelman, que apresenta cinco densidades colorimétricas. Os veículos que apresentarem densidades variando entre 20% e 40% (padrões nº1 e 2), são liberados para o tráfego.

Os condutores autuados têm o prazo de até 15 dias para comparecerem à Semace com o veículo regularizado. As multas variam de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81 e, constatada a regularização dentro dos padrões, o proprietário do veículos pode ter redução de 50% do valor da multa.

Desde 1990 a Semace, por meio do Nuam, realiza fiscalizações através do Programa Fumaça Negra. A autarquia trabalha de acordo com a legislação vigente no intuito de disseminar a conscientização da população sobre os efeitos causados ao meio ambiente gerados pela poluição dos veículos movidos a diesel.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554