Relatório preliminar sobre APA da Serra de Baturité é apresentado na Semace

16 de setembro de 2010 - 14:33

Hoje (16), pela manhã, foi apresentado o relatório preliminar sobre o macrozoneamento ecológico-econômico da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. O estudo é coordenado pelo professor Marcos Nogueira, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e está previsto por um convênio entre Semace, Uece e seu respectivo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro).

Durante a apresentação foram abordadas as principais problemáticas locais, sendo citadas a degradação da biodiversidade, ocasionada pelo desmatamento desordenado; a descaracterização da paisagem por ocupações indevidas; e a presença de atividades inadequadas, como o cultivo da bananeira, que geram erosão do solo e o assoreamento de recursos hídricos.

O objetivo principal do projeto é traçar um planejamento estratégico para área, visando a otimização do ordenamento ambiental no lugar. Além disso, pretende-se alcançar a organização do mapeamento georreferenciado, a definição de limites de tolerância para os sistemas ambientais, a indicação de vetores de pressão decorrentes dos diversos tipos de ocupações, bem como a apresentação do estado de conservação dos sistemas ambientais e suas vocações de uso.

A previsão é que o relatório final sobre o macrozoneamento ecológico-econômico da APA da Serra de Baturité seja concluído até dezembro deste ano. Até lá, ainda acontecerão duas oficinas com a comunidade local e instituições governamentais para apresentar os dados expostos hoje. Estes momentos servirão como instrumento de participação popular, buscando o envolvimento da sociedade para as questões levantadas pelo relatório.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
85 3101-5554