Conselho gestor da APA do Estuário do Rio Mundaú é apresentado

15 de setembro de 2010 - 15:43

Hoje (15), pela manhã, ocorreu nova reunião para criação do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú no Centro de Promoção Turística Ambiental de Mundaú, em Trairi. O momento foi organizado pela gerência da APA e objetivou efetivar um espaço de fortalecimento de ações em prol da unidade de conservação (UC). Na ocasião, foram apresentados os representantes da nova gestão, que é composta por 10 entidades governamentais e 10 não-governamentais.

Segundo a gerente da APA, Gláucia Sena, esta é a quarta reunião realizada este ano para criar o conselho gestor. “As reuniões anteriores foram realizadas pela ex-gerente Telma Rodrigues nos meses de fevereiro, março e maio”, informou. Os encontros aconteceram no município do Trairi e de Itapipoca, culminando com a eleição dos atuais conselheiros.

A próxima reunião envolvendo a gerência da APA, conselho gestor e comunidade do entorno da UC está prevista para 21 de outubro. Na ocasião será lida a portaria de posse da gestão e iniciada a elaboração do regimento interno do conselho. De acordo com Gláucia, a efetivação do grupo irá colaborar com ações de educação ambiental, combate ao desmatamento, conscientização sobre o destino dos resíduos sólidos e revitalização do mangue. “Pretendemos criar o sentimento de pertence na comunidade do entorno”, disse.

Presenças na reunião
Prefeituras de Itapicoca e Trairi, Promotoria Pública, Associação Indígena do Buriti, representantes dos hotéis e pousadas locais, grupo de escoteiros, Associação de Agricultores da Várzea do Mundaú, secretaria de cultura de Itapipoca, diretores de escola municipais dos distritos de Mundaú e Canaã e Ibama.

APA do Estuário do Rio Mundaú
Unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 24.414, de 29 de março de 1999, abrange uma área de 1.596,37 hectares e localiza-se na divisa dos Municípios de Trairi e Itapipoca, na costa oeste do Estado do Ceará, a aproximadamente, 165 Km de Fortaleza. É um local de extrema beleza cênica, onde começa a se formar a planície flúvio-marinha que tem como vegetação predominante, espécies que compõem o ecossistema manguezal.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace