Técnicos da Semace orientam agricultores em Guaiuba

26 de agosto de 2010 - 16:13

Nesta quinta-feira (26), a Semace realizou visitas técnicas e palestras com os agricultores do município de Guaiuba. O objetivo é orientar os trabalhadores rurais para que eles preparem a terra e façam o plantio de forma segura e obediente às normas ambientais. Foram visitadas a Associação do Sítio Pouso Alegre, do distrito de Água Verde, e a Associação dos Trabalhadores Rurais do Baú, também distrito de Guaiuba.

Os técnicos da Semace esclarecem os agricultores sobre desmatamento, queimadas e conservação do solo, além de articularem palestras junto às entidades representativas locais. “Vamos esclarecê-los para que eles procurem trabalhar regularmente, evitando que sejam multados”, explica a gerente da Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Aratanha, Joeni Dantas. Segundo ela, as palestras são dadas de forma didática, mostrando, por exemplo, que as Áreas de Proteção Permanente (APP) não podem ser utilizadas para plantio. As mais comuns na região são margens de rios, encostas e topos de morros.

As visitas devem continuar em setembro. O período é estratégico porque é a época em que os agricultores começam a preparar os terrenos para o plantio, que é feito antes das chuvas do início do ano.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação
31010-5554