FAO visita primeiro plano de manejo do Ceará

20 de agosto de 2010 - 16:21

Conhecer o manejo florestal do bioma caatinga no Ceará. Esta foi a motivação que levou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a entrar em contato com a Coordenadoria Florestal (Coflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) durante a ICID+18. Para atender a esta demanda foi realizada hoje (20) uma visita em uma das primeiras áreas a ser contemplada com plano de manejo no Ceará. O momento também contou a representação do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A visita foi na Fazenda Mauriti, no município de Caucaia, sendo guiada pelo professor e engenheiro florestal Mauro Lima. O local foi escolhido porque seu plano de manejo já fechou o primeiro ciclo de corte e está em fase de pesquisas para o segundo período. Os pesquisadores presentes observaram a recuperação da área após dez anos da extração de lenha e estacas.

Segundo Mauro Lima, o primeiro plano de manejo feito no Ceará foi inspirado em um modelo de Minas Gerais para extração de eucalipto, o que não se adequava as características da vegetação cearense. Foram realizadas adaptações e em 1990 era elaborado o primeiro plano para caatinga no Nordeste. No início, a extração de lenha era feita com intervalo de apenas quatro anos. Somente após o ano 2000 é que foi estabelecido o período de dez anos para recuperação da área, tendo como base a legislação criada no decorrer da década anterior.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554