Servidores da Semace capacitam-se com curso do Sisfogo

18 de agosto de 2010 - 16:24

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio dos técnicos da Coordenadoria Florestal (Coflo), participou do curso do Sistema Nacional de Informações sobre Fogo (Sisfogo), promovido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Ministrado pelo biólogo e analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Alexandre Santos, o curso ocorreu no município de Tauá, de 11 a 13 deste mês.

O evento abordou as temáticas: conhecimentos sobre sistemas e técnicas de monitoramento de focos de calor; uso de programas na detecção de incêndios e utilização do PREVFOGO, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, coordenado pelo IBAMA, que dentre suas atividades visa à formação de brigadas de combate a incêndios e o registro desses.

Com a capacitação, a Semace tem como objetivo monitorar de maneira mais precisa e eficiente os incêndios e as queimadas controladas que ocorrem em todo o Estado. Além disso, a instituição poderá utilizar o próprio SISFOGO como ferramenta nas atividades de prevenção e educação ambiental, atuando nos locais com maior incidência de incêndios de forma a evitar que se repitam.

Uso controlado do fogo

Fazer queimadas sem nenhuma autorização é crime passível de severa punição. No Estado, a Semace é a autarquia que autoriza esse tipo de atividade, de acordo com as seguintes legislações: Código Florestal (Lei 4.771/65), Legislação Florestal do Ceará (Lei 12.488/95), regulamentada pela Lei 24.221/96. Além disso, a superintendência tem intensificado o trabalho de orientar os agricultores quanto ao uso do fogo para plantações.

Para denunciar queimadas o cidadão pode contactar o “Disque Natureza”, através do telefone 0800.2752233. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser sigilosa.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554