Semace vistoria 137 veículos na Operação Fumaça Negra

16 de agosto de 2010 - 16:29

Em três dias de blitze realizadas na semana passada, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), vistoriou 137 veículos na Operação Fumaça Negra. Desta vez, as ações ocorreram nos municípios de Aracoiaba (10), Quixadá (11) e Limoeiro do Norte (12). O trabalho tem como objetivo controlar o índice de emissões gasosas geradas pelos veículos automotores do ciclo diesel, lançada na camada atmosférica, melhorando os níveis de qualidade do ar.

Durante a ação, dos 137 automóveis vistoriados, nove foram autuados por apresentarem índices acima de 40% da Escala de Ringelman, estando fora dos padrões exigidos pela legislação vigente. As ações tiveram o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

As fiscalizações são feitas medindo-se a intensidade de cor da fumaça emitida pelo veículo através da Escala de Ringelman, que apresenta cinco densidades colorimétricas. Os veículos que apresentarem densidades variando entre 20% e 40% (padrões nº1 e 2), são liberado para o tráfego depois de receberem, no pára-brisa do carro, o adesivo “VISTORIADO” da Semace.

Os condutores autuados têm o prazo de até 15 dias para comparecerem à Semace com o veículo regularizado. As multas variam de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81, e constatada a regularização dentro dos padrões, o proprietário do automóvel pode ter o benefício da redução de 50% do valor da multa.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554