Semace recebe palestra sobre aspectos relativos à segurança nuclear

11 de agosto de 2010 - 16:30

Ontem (10), pela manhã, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi palco da palestra “Aspectos relativos à segurança nuclear” proferida pelo coordenador de instalações do ciclo do combustível nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Arnaldo Mezrahi. Na ocasião estiveram presentes colaboradores da autarquia, da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (Gmais) e conselheiros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).

A abertura do evento foi realizada pela titular da Semace, Lúcia Teixeira, que ressaltou o conhecimento como peça fundamental para o processo de argumentação. “Precisamos conhecer mais sobre o assunto. A ignorância é um entrave”, citou. Logo após, o engenheiro de minas da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Eduardo Pessoa, lembrou a importância do momento para o entendimento de cada aspecto do setor produtivo relativo a energia nuclear.

Durante a palestra, Arnaldo Mezrahi expôs que a presença de radiação é comum na vida terrestre. “O ser humano está cheio de radiação”, afirmou. Segundo Mezrahi, existe uma dose de radiação que todos recebem diariamente, que teria 82% de sua fonte proveniente do meio natural. Outros 18% seriam irradiados sobre as pessoas através de exames médicos e 0,03% por meio de processos artificiais.

Além disso, ele também explicou sobre as competências da Comissão Nacional de Energia Nuclear e sobre o licenciamento realizado pelo órgão. O processo pressupõe aprovação de local, licença de construção e autorização para operação. Ao final, a palestra foi aberta para tirar as dúvidas dos presentes.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554