Reunião discute a criação de um aterro sanitário consorciado em Acaraú

19 de julho de 2010 - 16:40

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, participou na última quinta-feira (15), de uma reunião em Acaraú, que criará o consórcio público para implantação do aterro sanitário daquele município, que receberá, também, resíduos de Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Marco, Itarema e Morrinhos.

Na oportunidade, estiveram presentes os prefeitos dos municípios envolvidos e representantes do Governo do Estado, que vem estimulando a construção de aterros sanitários consorciados. A ação faz parte do projeto de estruturação da destinação final de resíduos sólidos no Ceará.

Esse equipamento traz uma série de vantagens para os municípios, sociedade e meio ambiente, como a otimização do uso de máquinas e equipamentos para operação, rateamento dos custos de operação e manutenção entre os integrantes do consórcio, sustentabilidade, entre outros.

As principais características de um aterro sanitário desse porte são: gerar trabalho para determinada gama da população da região; absorver integralmente os resíduos produzidos; ter uma vida útil prevista de aproximadamente 20 anos; sistema de drenagem, recolhimento e tratamento, tanto dos produtos (como o chorume), como dos gases produzidos pelos lixo confinado; etc.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

// < ![CDATA[//