Semace constata crimes ambientais em Alto Santo e Quixeré

15 de junho de 2010 - 16:06

Em mais uma fiscalização de rotina, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), encontrou duas atividades que configuravam crimes ambientais, de acordo com a Lei Federal 9605/2008. As autuações aconteceram nos municípios de Alto Santo e Quixeré, nos dias 9 e 10 de junho, respectivamente.

A primeira, foi em função de um desmatamento realizado em Área de Preservação Permanente, localizada em terras desapropriadas pelo Governo do Estado para a construção de uma barragem que irá abastecer o município. O crime ambiental estava sendo cometido por uma cerâmica local. A área degrada é de aproximadamente cinco hectares, o que resultou em 11 metros estéreos (medida utilizada para material de origem florestal) de lenha. As espécies desmatadas eram nativas da nossa Caatinga, como o pau branco, jurema, sabiá e catingueira.

Já no município de Quixeré, a Semace encontrou uma caçamba e uma escavadeira retirando areia do rio Jaguaribe. O proprietário estava com a licença para extração mineral vencida desde 2006. Em ambos os casos, os responsáveis foram autuados e receberão multas pelo crime ambiental. Além disso, no caso da irregularidade constatada em Alto Santo, a cerâmica será obrigada a recuperar a área degradada.

A população pode contribuir com o trabalho de fiscalização da Semace denunciando qualquer tipo de agressão ao meio ambiente para esta autarquia, através do Disque Natureza (0800-275-2233). A ligação é gratuita e pode ser feita de forma sigilosa, caso o denunciante deseje. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Fhilipe Augusto