APA do rio Pacoti recebe 1.500 mudas para arborização urbana

14 de junho de 2010 - 16:04

Entre os dias 1 e 4 de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou uma ação de arborização urbana no município de Aquiraz, com a distribuição de 1.500 mudas. As plantas foram distribuídas em escolas e comunidades e os técnicos da Semace orientaram moradores e apoiadores sobre o manejo correto das espécies. A ação fez parte das comemorações pela Semana Nacional do Meio Ambiente e teve a participação de pelo menos 50 moradores, entre jovens, adultos e idosos.

A atividade faz parte de um projeto de recuperação da vegetação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti e seu entorno. Inicialmente, o plantio será feito na zona urbana e o crescimento das mudas será acompanhado pelos técnicos da Semace por meio de visitas periódicas. “A ação está começando agora. Como a APA tem uma grande extensão de área urbana, vamos começar aumentando as áreas verdes no entorno, mantendo contato direto com a população para auxiliar o cuidado com as plantas”, explica o gerente da APA, Thiago da Ponte.

Entre as entidades que receberam as mudas, estão a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Plácido Castelo e a EMEF Laís Sidrim, onde professores e estudantes foram orientados sobre a melhor forma de plantio. Moradores de sítios nas proximidades da APA do Rio Pacoti também foram beneficiados. Foram distribuídas mudas de árvores nativas, ornamentais ou frutíferas, entre as quais pau branco, ipê roxo, pau brasil, ipê amarelo, mangueira, acerola e cajá. A ação teve apoio da Prefeitura de Aquiraz.

Roberta Felix