APA do Rio Mundaú recebe programação da Semana Nacional do Meio Ambiente

8 de junho de 2010 - 15:23

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo), realizou de 05 a 07 deste mês, ações ecológicas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú. As atividades ocorreram nos municípios de Itapipoca e Trairi, com alunos das escolas públicas Monsenhor Tabosa (Itapipoca), Padre João Leppich (Trairi), Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Saúde (ambas em Trairi). O objetivo foi conscientizar e promover a mudança de atitudes da comunidade local e visitantes para preservação da biodiversidade que envolve a unidade de conservação.

No domingo (06), foi realizada uma mobilização com público presente para entrega de material educativo sobre as atribuições da Semace, desmatamento, queimadas, uso da água e coleta seletiva. Na ocasião, houve distribuição de mudas nativas e frutíferas em frente ao Centro de Promoção Turístico Ambiental, em Trairi. Na segunda-feira (07), na área litorânea de Emboaca, foi feita uma limpeza na praia, nas proximidades do rio Corrente e suas nascentes.

Durante o evento, foram ministradas palestras, apresentação de vídeos educativos sobre meio ambiente, enfocando as alterações climáticas, degradações dos recursos naturais e suas consequências na esfera global. Na oportunidade, os participantes pintaram gravuras alusivas ao fogo e desmatamento. Ao final, os estudantes discutiram e esclareceram dúvidas sobre os prejuízos causados junto às espécies vegetais e animais.

Para a realização das atividades, a Semace contou com a parceria das Prefeituras Municipais de Tairi e Itapipoca, Grupo de Escoteiros (GETRA), Associações Cultural e dos Moradores do Mundaú, Autarquia Municipal de Trânsito, Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca-IMMI e Secretaria de Educação do Estado (Crede-02).

Ana Luzia Brito