Palestra aborda o Programa de Automonitoramento das Indústrias no Ceará

24 de maio de 2010 - 13:50

Na manhã desta segunda-feira, 24, foi realizada uma palestra sobre o Programa de Automonitoramento das Indústrias, no auditório Régia Nântua, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O objetivo foi explanar a legislação ambiental vigente sobre critérios e padrões necessários ao controle da poluição proveniente das atividades industriais no Ceará, bem como os procedimentos necessários que deverão ser adotados pelo Núcleo de Controle Ambiental (Nucam) da instituição, referentes ao programa mencionado.

Na oportunidade, André Saboia e Pâmela de Aguiar, técnicos do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da Semace, iniciaram a palestra falando do que consistia o automonitoramento das indústrias. Segundo eles, trata-se do controle e acompanhamento periódico, por parte da atividade industrial, dos sistemas de tratamento de efluentes líquidos industriais, emissões atmosféricas, gerenciamento de resíduos sólidos e poluição sonora.

Em seguida, explicaram a metodologia utilizada. “É feita a análise das planilhas enviadas pelas indústrias de acordo com a periodicidade estabelecida e fazemos relatórios com o que foi constatado. Através desses documentos, os empreendedores são informados sobre as regularidades ou irregularidades” informou André.

Para finalizar, os palestrantes ressaltaram alguns cuidados que os técnicos do Nucam devem ter ao inserir as condicionantes das próximas licenças ambientais. São elas: Especificar a partir das próximas renovações/regularizações das Licenças de Operação os parâmetros básicos e específicos dos efluentes líquidos a serem analisados, de acordo com legislação pertinente; abolir definitivamente periodicidade trimestral/semestral com relação aos efluentes líquidos; e especificar periodicidade e legislação pertinente quando da solicitação de gerenciamento de resíduos sólidos, emissões atmosféricas e sonoras.

Fhilipe Augusto