Educação ambiental é destaque no IX Tejubode

24 de maio de 2010 - 13:54

Durante o IX Tejubode, feira de ovinocaprinocultura que aconteceu na cidade de Tejuçuoca no período de 21 a 23 de maio, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu um trabalho educativo focando a conscientização ambiental. A Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), da autarquia, realizou palestras, oficinas e distribuição de materiais em estande no Parque de Exposição Joãozão, local do evento.

Os trabalhos da Semace começaram já na quinta-feira, 20, um dia antes do início oficial do evento. Na oportunidade, a equipe técnica da Codam participou de uma capacitação com as pessoas que trabalhariam na coleta dos resíduos produzidos durante o Tejubode. Um ponto foi bastante reforçado, a separação correta do lixo por tipo de material, que, além de manter o ambiente limpo e saudável, facilita o processo de reciclagem.

No mesmo dia, a Semace ministrou uma palestra para estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Fernando Mota, que iriam fomentar a questão ecológica no evento como agentes ambientais. Na ocasião, Eulália Aragão, educadora ambiental da Codam, falou do trabalho realizado por esta autarquia e de atitudes e hábitos que fazem a diferença positiva e negativa junto ao meio ambiente.

Para Maeque Nunes, presidente do Grêmio Escolar da EEFM Deputado Fernando Mota, aquele tratava-se de um momento especial para ele, pois o estudante sempre teve vontade de trabalhar esse aspecto ambiental na escola e, agora, estava tendo a oportunidade de aprender e poder repassar o conhecimento adquirido. Além disso, Nunes informou que o Grêmio possui planos para realizar a Semana Nacional do Meio Ambiente no colégio.

Outro ponto trabalhado pela Semace com os agentes ambientais foi a reciclagem de papel. A oficina aconteceu na sexta-feira, 21, pela manhã. O grupo pôde aprender a forma correta de reciclar e a importância dessa ação. Segundo Cleidiana Leite, responsável pela atividade, para produzir uma tonelada de papel é necessário que 27 árvores sejam derrubadas e 10 mil litros de água utilizados. Esse número só fortalece a relevância de trabalhos desse tipo em prol da natureza e pela busca da sustentabilidade.

Já no Parque de Exposição Joãozão, a instituição contou com um estande que passou a mensagem ambiental em meio ao agronegócio e à agricultura familiar. No local, era possível encontrar diversos folhetos educativos abordando queimadas, poluição sonora, desmatamento, mangue, etc. Além desse material, o público que passou por lá pôde receber cordéis com a temática ecológica e sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo no interior dos veículos.

O trabalho desenvolvido pela Codam durante a feira de ovinocaprinocultura foi elogiado pelo secretário adjunto de Meio Ambiente do Município e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Eliseu Jóca. Para ele, o papel da Semace no Tejubode não foi uma ação repressiva, como muitos veem a autarquia, mas sim educativa. “As pessoas têm que ver a Semace como uma parceira. E não como uma inimiga”, concluiu.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace