Semace realiza treinamento de equipamento novo na Votorantim

21 de maio de 2010 - 14:00

Na tarde desta quarta-feira, dia 19, técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participaram de treinamento com um dos novos analisadores de gases atmosféricos adquiridos este mês. Na ocasião, as equipes dos núcleos de Análise e Monitoramento (Nuam) e de Controle Ambiental (Nucam) da Semace tiveram aula prática com profissional da empresa Testo-SP, responsável pelo fornecimento do aparelho no Brasil.

O medidor será utilizado pelo Nuam e Nucam, permitindo verificar se o automonitoramento das empresas está atendendo às condições exigidas. Os testes, que foram realizados no modelo 350XL, da marca Testo, de origem alemã, ocorreram em uma chaminé a uma altura de 50 metros. Através de um relatório impresso, o equipamento é capaz de medir e informar em poucos minutos a quantidade de CO, CO2, NO, NOx, NO2, O2, SO2 emitido.

O treinamento contou com a parceria da fábrica Votorantim Cimentos, que recebeu e apoiou a equipe de técnicos da instituição. “Vejo como positivo esta parceria. A ação foi uma oportunidade de apresentar a planta para os técnicos da Semace e de motivar um treinamento prático para nossa equipe”, disse o gerente geral da unidade cearense da Votorantim, Luís Flávio Daniel. Ele pontuou que a empresa tem uma filosofia muito forte com foco no meio ambiente, fato que motivou ainda mais a realização do treinamento.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace