Sala Verde tem sua primeira edição externa no Parque do Cocó

21 de maio de 2010 - 13:55

A Sala Verde Professor Jorge Neves é um projeto realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) envolvendo estudantes em atividades de educação ambiental. Na última quinta-feira (20), o projeto teve sua primeira edição fora da sede da Semace: 22 alunos, de 11 a 13 anos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cristo Redentor visitaram o Parque Ecológico do Rio Cocó, em Fortaleza. Os jovens puderam aprender sobre o mangue e a importância da preservação desse bioma.

Eles percorreram duas das quatro trilhas do parque, a trilha principal e a trilha do rio, entrando em contato direto com as espécies animais e vegetais que habitam o local. Ao longo do percurso, os estudantes escutavam as explicações da monitora Débora de Oliveira sobre o mangue e da educadora ambiental da Semace Roberta Creston, que destacou a função de berçário de espécies marinhas. Como o mangue tem poucos predadores e outras condições naturais específicas, algumas espécies de animais, como por exemplo os crustáceos, dependem desse bioma para se reproduzirem.

O contato direto dos jovens com a natureza pode fazer a diferença na conscientização ambiental. “É ver para crer. Quando eles conhecem o ambiente natural de perto, percebem como é importante preservar”, reforça Roberta Creston. Ela acrescenta que a Sala Verde continuará realizando atividades no Parque do Cocó, pelo menos uma vez por mês.

A coordenadora da área de ciências e matemática da escola, Mônica Sueli Monteiro Germano, ressalta as vantagens de complementar o aprendizado com atividades fora da sala de aula. “Os estudantes adoram, sempre querem participar. Escolhemos o sétimo ano porque eles estão estudando as plantas e os seres vivos. Depois, eles vão fazer relatórios e postar textos e fotos no blog da escola”, informou.

Hiarlen Lima Gonçalves, de 13 anos, fez anotações e também várias fotografias com o celular. Ele contou que não conhecia o Parque do Cocó por dentro e que uma das partes que mais gostou no passeio foi ver os animais, como caranguejos, borboletas e garças. No fim da manhã, todos receberam lanche e uma cartilha informativa, além de terem participado de um sorteio de brindes entre os que responderam corretamente às perguntas da educadora ambiental.

Agendamento de escolas

A Sala Verde é um projeto do Ministério do Meio Ambiente, que promove espaços interativos de informação socioambiental vinculados a entidades de defesa do meio ambiente. A Semace agenda visitas de escolas através de solicitação por ofício. O setor responsável por essa programação é a Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), que realiza quatro visitas por mês.

Serviço:
Informações e agendamento de escolas: 3101-5530.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace