Semace promove workshop para otimizar a gestão das Unidades de Conservação no Ceará

19 de maio de 2010 - 15:54

Nos próximos dias 1 e 2 de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promove o workshop de Avaliação de Efetividade de Manejo das Unidades de Conservação do Ceará. O objetivo é disseminar a metodologia desenvolvida pela professora Najila Rejane Cabral, que vai apresentar indicadores referenciais utilizados em pesquisas acadêmicas e gestões ambientais de outros estados. A abordagem destaca a necessidade de avaliar os indicadores sociais, econômicos e ambientais de forma integrada, para conhecer as condições das unidades de conservação (UCs) e elaborar ações e estratégias de gestão para a convivência sustentável com as áreas.

“Através dos indicadores, é possível dar retorno aos gestores e divulgar as condições das UCs para a sociedade, visto que a gestão é participativa”, explica a articuladora do evento, Vanessa Mariano, que é gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará. O público alvo inclui os 15 gerentes das unidades de conservação sob responsabilidade da Semace, bem como gerentes de outras unidades federais e municipais. Gestores de reservas particulares e demais interessados podem se inscrever com o Núcleo de Articulação e Gerenciamento de Unidades de Conservação (Naguc), pelo telefone (85) 3101-5548.

O evento faz parte do Projeto de Reabilitação de Áreas Degradadas desenvolvido pelo Naguc e Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef) e está inserido no Programa Estadual Florestal da Semace. O projeto viabiliza o georreferenciamento de áreas ocupadas ou degradadas e permite identificar os fatores de degradação, mobilizar ações de reflorestamento e educação ambiental, entre outras. Já existe um grupo de trabalho organizado para desenvolver o projeto de reabilitação, aplicando os conhecimentos do workshop para avaliar a gestão atual e preparar novas estratégias.

O workshop será ministrado por Najila Cabral e Iara Oliveira. Entre os módulos que serão apresentados, estão “As Unidades de Conservação do Ceará” e um estudo de caso relativo a Ubajara. O workshop será integrado à programação da Semana Nacional do Meio Ambiente.

Serviço:
Workshop de avaliação da efetividade do manejo das Unidades de Conservação
Data: 1 e 2 de junho de 2010, das 13h30 às 17h30
Carga horária: 8 horas
Público-alvo: gestores de unidades de conservação públicas e particulares (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (85) 3101-5548

Roberta Felix