Estudantes visitam a Semace e aprendem sobre o programa Fumaça Negra

19 de maio de 2010 - 15:55

Na tarde desta quarta-feira, 19, um grupo formado por cinco alunas da 5ª série do ensino fundamental do colégio Antares visitou a sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza. Na oportunidade, as estudantes aprenderam um pouco sobre o papel desta autarquia na fiscalização e monitoramento da poluição atmosférica, em especial o programa Fumaça Negra, que busca combater a emissão gasosa fora dos padrões permitidos proveniente dos veículo movidos a diesel.

O grupo, que irá apresentar um trabalho sobre a poluição do ar na Feira de Ciências da escola, foi acompanhado pelo coordenador do programa desenvolvido pelo Núcleo de Análise e Monitoramento da Semace, Francisco de Oliveira, que pôde explicar a metodologia utilizada nas blitze do Fumaça Negra e esclarecer as dúvidas das alunas. Em seguida, foi feita uma simulação do trabalho realizado nas fiscalizações.

Para o diretor do colégio e pai de uma das alunas, Ivan Rodrigues, esse contato com as problemáticas vivenciadas pela sociedade, atualmente, é de suma importância para as crianças. Na opinião dele, tanto de educador como de pai, não dá mais para trabalhar a educação sem mostrar esses casos e fortalecer a responsabilidade cidadã de cada um.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace