Projeto “Reciclo com a Semace” é lançado na praia da Lagoinha

17 de maio de 2010 - 16:03

Na última sexta-feira (14), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Articulação e Gerenciamento de Unidade de Conservação (Naguc), lançou na Escola Francisco Henrique Azevedo, na praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, o projeto “Reciclo com a Semace”. A ação dá continuidade ao envolvimento das escolas, bem como conscientização da comunidade, para a coleta seletiva.

Na oportunidade, os alunos receberam sacos de nylon que serão, posteriormente, customizados em coletores individuais e usados no transporte que levará todo material reciclado e recolhido de casa para a escola. Além disso, todo material recolhido será vendido ao sucateiro. Segundo a gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoinha, Lúcia Sousa, com a renda da reciclagem serão comprados jogos e material esportivo para usarem na escola.

Durante o evento foram distribuídos 200 envelopes com sementes de pimentas para que as crianças pratiquem o reuso, uma das práticas ecológicas dos 3R’s (repense, reuse e recicle). O intuito é produzir mudas na fase inicial em embalagens de iogurte e, após o crescimento, serem transferidas para caixas de embalagens tais como de leite, sucos (easy pack) ou garrafas pet.

Com as mudas devidamente prontas, elas serão plantadas na escadaria da praia da Lagoinha, onde terão a finalidade de colorir as laterais e atrair pássaros, considerados bons consumidores de pimentas e dispersores (que levam as sementes para germinarem em outros lugares).

Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito