Semace atua na fiscalização do uso irregular de agrotóxicos

10 de maio de 2010 - 16:17

Na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo)/Núcleo de Controle e Extensão Florestal (Nucef), realizou no final do mês de abril fiscalização em empresas do ramo de frutas. A ação, que teve como objetivo averiguar irregularidades no uso de agrotóxicos, foi motivada por uma denúncia feita pelo Movimento dos Sem Terra (MST).

Segundo o técnico da Semace, Flávio Rego, Limoeiro do Norte tem sido alvo de práticas irregulares de empresas frutíferas que lidam com agrotóxicos em plantações. Ele explica também que uso desordenado desse material pode implicar em uma poluição hídrica naquela região.A pulverização aérea de agrotóxicos é outro fator predominante em Limoeiro do Norte.

A convite da Comissão de Urbanismo, Meio Ambiente e Agricultura da Câmara Municipal de Vereadores de Limoeiro do Norte, a Semace participará de audiência pública que vai discutir a lei que permite essa prática. O evento, agendado para o dia 12 de maio, acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da região.

Durante as fiscalizações, a Semace autuou as empresas C Gualberto de Lima (Quixeré) e Morada Fértil (Limoeiro do Norte) por irregularidades no funcionamento. Dentre os procedimentos ilegais foram constatados: ausência de cadastro para a comercialização de agrotóxicos, produtos com prazos de validade vencidos, armazenamento junto a alimentos humanos e ração animal.

Saiba mais

Os fabricantes de agrotóxicos que comercializam seus produtos no Estado devem fazer o cadastramento dos mesmos junto à Semace. O mesmo procedimento também acontece com os comerciantes que transacionam agrotóxicos diretamente com os usuários, empresas prestadoras de serviço, empresas agropecuárias e empresas de armazenamento e expurgos de sementes, que utilizam agrotóxicos para fins fitossanitários.

Ana Luzia Brito