Semace realiza educação ambiental no Festival Mel Chorinho e Cachaça

4 de maio de 2010 - 16:22

De 29 de abril a 2 de maio, o município de Viçosa do Ceará foi palco do 4º Festival Mel, Chorinho e Cachaça. Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), foi uma das parceiras do evento, que reuniu cerca de 3.000 pessoas. “Em um evento de grande magnitude como este, a parceria da Semace acrescenta muito para a educação ambiental. A Serra da Ibiapaba é um lugar especial e que necessita de cuidados com sua preservação”, disse o Secretário de Meio Ambiente Municipal, Ivon Claiton.

Durante a programação promovida pela Semace, a equipe de técnicos da instituição ministrou na manhã da quinta-feira (29) palestra na Brinquedoteca Municipal. A palestra, que teve como público-alvo professores e pais das crianças acolhidas pela entidade, abordou assuntos como coleta seletiva do lixo, cuidados com consumo excessivo, a importância da reciclagem, degradações da natureza, alterações climáticas, desequilíbrio ambiental e destruição da vegetação. Segundo os técnicos da autarquia, o lixo é uma das principais causas do aumento da poluição ambiental. No período da tarde, as atividades prosseguiram com 31 alunos, entre 12 e 13 anos, da Escola de Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho. Na “Oficina Verde”, eles aprenderam técnicas de reciclagem com papel e produção de pufs com garrafas pet.

“A Importância da Árvore” foi tema da palestra da sexta-feira (30), para alunos da mesma escola, sendo que da faixa etária de 13 e 14 anos. Ao final, os estudantes que interagiram e demonstraram conhecimento sobre o assunto receberam brindes.

O sábado (01) foi o dia de duas blitze ecológicas realizadas pela autarquia em parceria com os alunos da Chapeuzinho Vermelho e Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Ceará (APDMCE). Na ocasião, os condutores foram abordados pelos grupos, onde receberam sacolas veiculares e orientações quanto a preservação do meio ambiente. As blitze foram marcadas pelo reconhecimento do público abordado, que parabenizou a iniciativa. “Acho importante a ação. Ela ensina desde cedo a conscientização para a preservação do meio ambiente”, declarou a enfermeira Maria Lair. O evento aconteceu na entrada principal da cidade e contou com o apoio da Guarda Municipal.

No domingo (02), os alunos das mesmas instituições participaram do plantio simbólico de plantas nativas. Além disso, eles aprenderam técnicas de como cuidar delas. “A Semace caiu como uma luva, pois já estamos trabalhando há dois meses com a temática da educação ambiental”, disse o coordenador da APDMCE em Viçosa, Mário Olivindo. Segundo ele, o intuito é contar novamente com a parceria da instituição para a realização de um projeto em agosto deste ano, que contará com oficinas, palestras, exposição de fotografias antigas e concursos de literatura.

Durante o festival, a Semace esteve presente também com um estande montado na Vila Viçosa. Na oportunidade, o público teve acesso a orientações sobre a Semace, bem como suas atribuições. Além disso, foram distribuídos folders educativos, sacolas veiculares, jornais da instituição e mudas de espécies nativas.

A Semace no festival

Esta foi a segunda participação da Semace no festival Mel, Chorinho e Cachaça. A autarquia, através da comissão de técnicos da Codam, realizou o trabalho de educação ambiental. O festival foi uma realização da Prefeitura Municipal que reuniu várias atrações musicais, artesanato, gastronomia, esportes e atividades voltadas para a preservação do meio ambiente.

Viçosa do Ceará

Localizada a 348 km de Fortaleza e 296 km de Teresina, Viçosa do Ceará é cercada de vegetação nativa e fontes de águas cristalinas. A cidade destaca-se no cenário turístico cearense por ser um verdadeiro paraíso para o ecoturismo e pelo clima frio e refrescante da serra. Em Viçosa, a temperatura média anual situa-se entre 22 e 24°C. A APA (Área de Proteção Ambiental) localizada na região é protegida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ana Luzia Brito