Palestra aborda a questão dos mosaicos ambientais

4 de maio de 2010 - 16:20

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Articulação Gerencial de Unidades de Conservação (Naguc), promoveu nesta segunda-feira, 3, uma apresentação sobre mosaicos de habitat e corredores ecológicos. O evento aconteceu no auditório Régia Nântua, na sede da autarquia, e abordou perspectivas científicas e legais. A palestra foi ministrada pelo gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, Thiago da Ponte.

Segundo Thiago, “mosaicos são áreas idênticas separadas por áreas diferentes”. Para ele, “a ideia essencial é que sempre existam as separações”. Um ponto bastante relatado pelo palestrante foi a migração de diferentes espécies para outros habitats que integrem o mosaico, através dos corredores ecológicos, citando alguns exemplos de animais que migraram de diferentes regiões, como é o caso do crocodilo marinho, que foi da Ásia para a Austrália.

Com uma linguagem bem simplificada, o conteúdo serviu de introdução sobre o assunto para o público presente, já que trata-se de um tema pouco conhecido, ainda. Thiago citou algumas áreas no Ceará como prioritárias para a conservação dos ecossistemas, a exemplo da Serra de Baturité, a qual a Semace já vem desenvolvendo um trabalho de preservação, por meio da gerência da APA existente na região.

Ao falar do tema na esfera jurídica, ele ressaltou ser algo bem específico. “É um conjunto de unidades de conservação (UC’s) próximas, incluindo suas zonas de amortecimento e demais áreas protegidas. Além de permitir a gestão integrada das unidades, essa ferramenta facilita articulações institucionais para a conservação dos biomas e fortalecimento dos corredores ecológicos”, concluiu.

Projeto para o primeiro mosaico do Ceará

A Semace está planejando criar, em breve, um mosaico de unidades de conservação no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), tendo como principal objetivo estimular a gestão integrada entre as diversas UC’s da região, contribuindo com a preservação e conservação dos ecossistemas ali situados, bem como para o desenvolvimento sustentável do local.

O projeto tem como prioridade a preservação da paisagem e da biodiversidade, o desenvolvimento de atividades produtivas ligadas à cultura local e a melhoria dos arredores do CIPP. O Mosaico de UC’s do Entorno do CIPP a princípio englobará: Parque Botânico do Ceará, Estação Ecológica do Pecém, APA do Pecém, APA do Lagamar do Cauípe, APA das Dunas do Paracuru, APA do Estuário do Rio Curu e APA do Estuário do Rio Ceará.

Fhilipe Augusto