Número de laudos do Nuam cresceu 245% nos primeiros quatro meses de 2010

4 de maio de 2010 - 16:22

A análise da água e dos gases lançados na atmosfera permite verificar as condições de qualidade do meio ambiente. Na Semace, o Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) é o setor responsável por essas funções, contando com três laboratórios especializados que atendem a processos de licenciamento, programas de monitoramento, denúncias e outras solicitações. Até 30 de abril deste ano, o Nuam já emitiu 435 laudos técnicos sobre amostras de água e de emissões gasosas. No mesmo período do ano passado, foram 177.

Esse aumento se deve ao crescimento da demanda como um todo, mas principalmente ao Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos, que está verificando a qualidade da água em 102 pontos em todo o Estado. O objetivo dessa ação é conhecer as condições das águas superficiais dos recursos mais importantes do Estado, naturais ou construídos pelo homem. O total de laudos não conta com o acompanhamento da balneabilidade das praias, que informa quais áreas estão adequadas para o banho, o qual já produziu 632 análises de todo o Estado, incluindo Fortaleza, até o fim de abril de 2010.

A responsável pelo laboratório do Nuam, Maíra Gadelha, aponta que o acompanhamento dos laudos técnicos emitidos é importante porque contribui para a organização interna do trabalho e dá suporte para a elaboração de novas ações. “Com o histórico dos laudos, podemos fazer o diagnóstico das condições ambientais, e a partir dessa avaliação, trabalhar nos programas de monitoramento”, detalha. Além disso, o controle da quantidade de laudos emitidos permite o planejamento de gastos e evita atrasos na aquisição do material usado nos laboratórios, o que poderia comprometer o funcionamento de empreendimentos públicos ou privados.

Atualmente, o Nuam não tem demandas ou solicitações acumuladas. A expectativa é terminar este ano com mais de 1.500 laudos emitidos, o que fica acima da média de 1.400 por ano. Espera-se um novo acréscimo no segundo semestre, com a retomada do monitoramento dos estuários.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace