Solenidade comemora o Dia da Caatinga

30 de abril de 2010 - 16:29

Adec recebe Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa durante as comemorações do Dia Nacional e Estadual da Caatinga

Na tarde da última quarta-feira, 28, foi comemorado, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Dia Nacional e Estadual da Caatinga. A solenidade aconteceu a pedido da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da AL, presidida pelo deputado Cirilo Pimenta (PSDB). Na oportunidade, a Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá (Adec) foi homenageada com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa por contribuir para o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga.

Quem deu início à solenidade foi Cirilo Pimenta, que ressaltou a importância da Caatinga para o Ceará e o Nordeste, pedindo que aquele ato não fosse apenas um momento de reflexão, mas sim, de ação na luta contra a devastação. Pimenta ainda comentou que era preciso trabalhos educacionais para conscientizar a população contra atividades que maltratam a natureza, como as queimadas, desmatamentos e, agora, o uso de agrotóxicos.

Em seguida, foi a vez da ambientalista e presidente da Fundação Bernado Feitosa, Maria Dolores Andrade, conhecida como Dona Dolores, expressar o seu sentimento sobre a situação atual do bioma. Para ela, “temos um propósito comum, o de defender a Caatinga. O que interessa é o amor que temos por essa causa”. Segundo Dona Dolores, “não podemos defender a Caatinga apenas com a ciência e consciência, mas com amor, pois só ele faz com que possamos vencer o que parece impossível”, concluiu.

A titular da Coordenadoria Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, Elisabete Romão, falou dos projetos que a entidade possui para aumentar a preservação. “A Semace pretende criar uma unidade de conservação em Tauá e outra em Acopiara (município que mais desmatou no Estado), para quem sabe formar um mosaico de unidades de conservação”, disse.

O presidente da Adec, Manoel Siqueira, comentou a importância de sua associação estar sendo congratulada com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa. “Hoje é um selo do que fazemos há muitos anos”, mencionou. A comenda foi instituída em 2004, pelo Governo do Estado do Ceará, e premia entidades que se destacam na defesa da Caatinga. O evento fez parte da Semana Estadual de Meio Ambiente, que homenageou, este ano, a escritora Rachel de Queiroz.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace