Semace usa análises laboratoriais como instrumento de controle ambiental

28 de abril de 2010 - 16:15

O Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conta, atualmente, com três laboratórios para análises de águas e efluentes (resíduos líquidos e gasosos provenientes das diversas atividades humanas, quando são descartados no meio ambiente), nos quais são realizados o monitoramento e avaliação da qualidade ambiental. Os equipamentos, além de servirem aos diversos setores da autarquia, atendem a denúncias do Disque Natureza, demandas particulares e outras instituições. Esse procedimento é, também, um subsídio ao processo de licenciamento ambiental.

Do início deste ano até 15 de abril, o Nuam já emitiu 362 Laudos, estando divididos nas seguintes ações: 118 coletas e análises de efluentes industriais e domésticos de empresas; 23 denúncias; 3 demandas particulares; 38 estações de tratamento de Água (ETA) e 4 de Esgoto (ETE); 74 fontes poluidoras e 102 análises de amostras de água referentes ao Programa de Monitoramento Ambiental dos Recursos Hídricos do Estado, desenvolvido pela Semace.

Além disso, foram feitas 632 análises de água referentes ao monitoramento das praias de Fortaleza e do Estado, com a emissão semanal e mensal, respectivamente, de boletins de balneabilidade, informando o índice de praias próprias e impróprias para banho. Essa classificação está disponível para toda a população através do site da Semace (www.semace.ce.gov.br) e do Disque Natureza – 0800.275.2233. Este último serviço, apenas de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os laboratórios da Semace são responsáveis por diferentes tipos de análise, sendo eles: Físico-Químico, Bacteriológico e de Absorção Atômica. Para que o trabalho seja feito com a maior eficiência e não deixe margem para erro, o material utilizado na coleta passa por uma preparação especial, com a esterilização e identificação dos recipientes antes de serem usados, atendendo às normas da legislação ambiental vigente.

Saiba o que cada laboratório faz

Laboratório Físico-Químico: Efetua análises de água para fins de potabilidade, hemodiálise, irrigação, aquicultura e processos industriais, bem como de efluentes domésticos e industriais. São verificados parâmetros como pH (indica acidez, neutralidade ou alcalinidade), temperatura, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), presença de nitrato, nitrito, amônia, entre outros.

Laboratório Bacteriológico: Verifica se há coliformes fecais em água e efluentes. As análises atendem aos programas de Monitoramento da Balneabilidade das Praias de Fortaleza e do Estado, Monitoramento Ambiental das Águas Superficiais dos Principais Rios do Estado do Ceará e Seus Afluentes, Fontes Poluidoras das Praias de Fortaleza, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, para fins de licenciamento ambiental e demandas particulares.

Laboratório de Absorção Atômica: Faz análise da presença de metais traços (metais pesados, como ferro e zinco, que devem ser encontrados em concentrações muito baixas para não causarem danos ambientais) em amostras de água e efluentes. Em breve, será instalado também um cromatógrafo a gás para identificação de agrotóxicos em água.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace